Relógio-rotina

/ coletivo - 1 de abril de 2014

relogio-rotina01low

Aqui no escritório, nos organizamos conforme a demanda dos projetos. É comum alguém se envolver em um trabalho com pessoas de dentro e de fora do coletivo, ao mesmo tempo em que leva seus próprios trabalhos sozinho. A frequência de cada um no espaço do coletivo muda constantemente, baseado na natureza do trabalho e na disponibilidade das pessoas envolvidas.

Este lab foi o resultado de um exercício de reflexão sobre o dia-a-dia de cada um. Numa mistura entre o real e o ideal, definimos nossos horários de descanso, refeições, lazer e trabalho; para cada modelo de rotina houve uma tradução gráfica que, por sua vez, acabou tomando a forma de um relógio de parede.

Interessante que, uma vez inseridos em uma rotina de escritório – seja de maneira mais flexível, seja no modelo da “máxima” das oito horas diárias de trabalho – a questão de um equilíbrio (realista) com outras atividades do dia foi um tema recorrente. Mais do que o resultado final, e para além de um exercício de visualização de dados, essa foi uma maneira de nos planejar melhor, conciliar horários e lembrar que cada pessoa tem o seu próprio ritmo.