A ILTMInternational Luxury Travel Market, é uma das principais feiras de turismo de luxo do mundo, com edições espalhadas por todo o globo. A feira reúne centenas de agências de viagens com fornecedores locais, atuando como uma importante plataforma de negócios e renovação do mercado.

Fomos convidados pela organização local a pensar toda a comunicação do espaço da edição ILTM Latin America 2018, realizada anualmente no pavilhão da Bienal de São Paulo. O grande desafio do projeto era desenvolver um sistema de sinalização integrado, capaz de organizar as informações dos estandes, o intenso fluxo de pessoas, a arquitetura do pavilhão e a experiência de marca da ILTM.

 

 

Junto com a arquiteta Duda Arruk, responsável pela expografia da feira, foi proposta uma organização temática inspirada em cidades como Brasília e Nova York: foram criados “bairros” nomeados de acordo com sua localização no espaço (norte, sul, leste, oeste) que se combinavam com uma numeração intuitiva de “casas” (estandes). Uma lógica de endereços lúdica e de fácil localização.

 

 

Do conceito inicial, o projeto desdobrou-se em uma família de elementos cenográficos com funções e escalas pensados para diferentes situações: chegada e identificação do evento, com forte presença da identidade visual; identificação do entorno local, com uma sinalização pontual e ritmada; e identificação de setores mais distantes, com referências marcantes e visíveis.

 

 

Em conjunto, a aplicação e repetição desses elementos criou um percurso instigante e um sistema de fácil compreensão, equilibrando a presença visual do evento em seus diferentes momentos.

Ao todo, foram feitas aproximadamente 15 mil reuniões durante os quatro dias do evento, que contou com cerca de mil visitantes e expositores de 80 nacionalidades diferentes.