Reforma de apartamento na Mooca em edifício projetado por David Libeskind. Projeto em parceria com Carlos Miller, do escritório Firma.

Fomos procurados pelos pais de uma família para reformar o apartamento onde viveram por mais de 35 anos.

Como acontece em muitos casos, essa reforma de apartamento na Mooca vinha sendo reformado de maneira fragmentada ao longo do tempo e sem coesão, conforme necessidades de cada fase da vida.

Agora, com todos os filhos fora de casa, o casal gostaria de ter um apartamento para curtir a velhice com os filhos e netos.

O projeto e a obra foram um longo processo de reflexão e descoberta com os clientes que durou 4 anos desde os primeiros croquis até a entrega dos últimos móveis.

Revelamos a única viga que cruza o apartamento e aproveitamos essa disposição estrutural para fazer um ambiente grande e aberto, que fosse confortável tanto para a vida em casal quanto para ocasiões de visitas. A mesa de jantar, com um histórico de usos diversos, fica bem no centro da planta, articulando cozinha, sala de estar, televisão, sanitário e quartos.

O casal, que nunca teve aproximação com a arquitetura, hoje comenta das diferenças com o antigo apartamento como, por exemplo, maior presença de luz do sol, ventilação natural constante, sensação de calma, além do ganho em conforto (e a eventual bagunça que os netos fazem quando vão lá).

Se antes da reforma a preocupação era onde iriam guardar tudo aquilo que acumularam ao longo da vida, hoje escolhem cada item a dedo, dando valor apenas para o que vai fazer diferença no seu conforto físico e psicológico. Esse foi o pensamento que escolhemos para nortear todo o projeto e discussões.

GIF-MOOCA

Marcenaria: Visual Móbile
Sofás, poltronas e tapete: Fernando Jaegger
Restauro: Mobília Vintage
Luminárias: Reka iluminação
Pedras: Grantec mármores e granitos